Gardênia Régia
Inovação & Tecnologia São Luís / MAApós participar do Empretec, Gardênia aprimorou as habilidades empreendedoras, inovou e viu a sua empresa decolar.
Em 2015, a psicóloga, psicoterapeuta e educadora emocional Gardênia Régia decidiu expandir sua cartela de serviços. Foi quando fez uma formação de educadora em diabetes e passou mais de 3 anos trabalhando para esse público. Ao longo desse período, foi percebendo a efetividade prática da ferramenta de educação para a saúde, desde a redução da glicemia até mudança positiva de estilo de vida, bem-estar e condições emocionais.
Em meio a essa jornada, Gardênia também decidiu implementar mudanças no seu próprio estilo de vida — o que a levou a perder 14 kg e alcançar o peso desejado, mais saúde e qualidade de vida. Foi aí que uma ideia iluminou a sua mente:
Nossa, eu posso criar algo assim para ajudar outras pessoas que tenham dificuldades — emocionais, por exemplo. Posso ensinar o caminho para cuidarem melhor de si mesmas e terem bons resultados.
Foi assim que nasceu, em 2019, a empresa Gardênia Régia — que leva o nome da própria empresária —, com foco em educação emocional através das redes sociais e venda de cursos online.
O público que busca os serviços é formado predominantemente por mulheres que necessitam de saúde emocional. “São pessoas que já viveram ou vivem quadros ansiosos e/ou depressivos com padrões de autossabotagem e improdutividade na vida pessoal, carreira, negócios e relacionamentos tóxicos”, relata.
Atualmente, a empresa de Gardênia dispõe de 3 programas online voltados para o processo de crescimento emocional com melhoria da saúde mental geral: a Imersão Terapêutica, um workshop de até 7 dias; a Clínica de Decisões, um desafio para ensinar estratégias para a boa tomada de decisões; e o Programa Dê um Basta na Ansiedade, um protocolo de 8 semanas para quem sofre com ansiedade excessiva ou patológica.
Antes de ter a sua empresa, a psicóloga já tinha tido curtas experiências na área de negócios. Entre 2009 e 2010, oferecia capacitações e treinamentos para instituições como bancos. Alguns anos depois, chegou a ter uma lanchonete fitness em uma academia de ginástica, mas a empreitada durou apenas quatro meses. Nessa época, Gardênia recebeu suporte do Sebrae em São Luís do Maranhão, o que expandiu a sua bagagem.
Quando decidiu abrir sua própria empresa, Gardênia tomou a iniciativa de novamente buscar o Sebrae, então foi orientada a participar do Empretec a fim de desenvolver suas habilidades empreendedoras.
Foi decisivo para eu escolher entrar em um negócio e transformar a minha prática — diferente de um consultório e de clínica — numa ação escalonável e maior. Foi um desafio que encarei depois do Empretec.
Devido à empresa funcionar de maneira totalmente virtual, Gardênia relata não ter sentido os impactos causados pela crise da covid-19, pois já tinha noção da importância de exercer uma presença relevante na internet. “Como o trabalho já começou online, desde 2019, eu já estava nesse ritmo quando a pandemia chegou”, revela.
As expectativas para 2022 envolvem ampliação. Além de ofertar novas turmas de cursos e workshops, Gardênia espera contratar uma agência de apoio logístico. Atualmente, ela conta com o Sebraetec para ampliar a sua paleta de serviços.