Automatiza Sistemas
Inovação & Tecnologia Montes Claros / MGO empresário tinha competência técnica para desenvolver os produtos tecnológicos da empresa, mas faltava o conhecimento de como gerir o negócio. Com apoio do Sebrae, ele encontrou o segmento ideal para o empreendimento.
Soluções para varejo farmacêuticoO Sebrae foi muito importante na nossa história, com consultores sempre disponíveis para nos ajudar em qualquer setor e fase da empresa.
Desde muito cedo, a vontade de fazer algo que gerasse algum tipo de valor já fazia parte da personalidade de Rogério Magalhães, que se considera um empreendedor nato. Antes de completar 18 anos, já havia aberto sua primeira empresa, que, por causa de sua idade, teve de ser registrada apenas no nome de seu sócio na época.
Era uma loja de computadores, acessórios e serviços de informática, em Montes Claros (MG). Ele conta que, apesar do volume de vendas e do faturamento satisfatório, depois de três anos, teve de fechar as portas.
Mas longe de fazê-lo desistir, esse primeiro obstáculo serviu de aprendizado para os outros empreendimentos a que ele se dedicou até chegar à sua atual empresa, a Automatiza Sistema. A ideia surgiu quando ainda estava na faculdade, onde conheceu seu atual sócio, que também já tinha habilidades de desenvolvimento de softwares.
Após alguns trabalhos juntos, decidiram abrir a empresa, uma Software House especializada em soluções para o varejo farmacêutico e material de construção.
Alugamos uma sala, montamos uma pequena estrutura e registramos nosso CNPJ, foi isso que deu para fazer com o capital que tínhamos disponível. Eu sempre soube que vender produtos é importante para qualquer empresa, mas, pela experiência que tive com minha loja de informática, aprendi era preciso mais do que isso.
Apesar de terem capacidade técnica e competência para desenvolver produtos de qualidade, faltava conhecimento de como gerir uma empresa. “Tínhamos grandes desafios como prospectar cliente, desenvolver processos, trabalhar a imagem da nossa marca, pensar em escalar nosso negócio e executar tudo isso.”
Foi então que sentiram a necessidade de orientação de um profissional com experiência, mas não tinham dinheiro para contratar um especialista. Por isso, foram aconselhados a procurar o Sebrae para uma consultoria. Rogério diz que, no primeiro momento, o consultor lhes deu um direcionamento que mudaria significativamente o negócio.
“Ele nos sugeriu que nos dedicássemos a um único segmento, para que nos tornássemos especialistas na área farmacêutica. Essa especialização abriu diversas portas para a nossa empresa.”
Desde então, a parceria com o Sebrae se fortaleceu e dura até hoje. Rogério fez o Empretec e diz que a imersão lhe despertou outras características empreendedoras que não conseguia identificar. Além disso, ele e sua equipe fizeram outros cursos disponibilizados pelo Sebrae.
Esses ensinamentos e trocas de experiências com os consultores do Sebrae deram bons resultados: a empresa passou a crescer em uma escala acima da média. “Hoje somos 46 pessoas que atendem a 800 empresas, distribuídas em 20 estados do Brasil.” Agora ele diz que a empresa está focada em continuar crescendo, e a meta para 2021 é aumentar a carteira de clientes em 40%.